Como se tornar elite intelectual sem frequentar a Universidade?

Um dos assuntos mais populares na internet na última segunda-feira, dia 28 de janeiro, foi a declaração do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez ao jornal Valor Econômico, de que a Universidade deveria ficar reservada para uma elite intelectual, a qual, segundo ele, não seria a mesma coisa que elite econômica.

“As universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual, que não é a mesma elite econômica [do país]”

Velez Rodríguez, Ministro de la Educación del Brasil

Essa pequena frase, que transcrita da boca do Ministro tem 16 palavras, podem gerar infindáveis debates, sejam nas redes sociais, sejam nas próprias universidades. E geraram! E continuarão a gerar, inclusive pelo seu altíssimo grau de “margem interpretativa”, além da velha e “boa” treta, em si, principalmente nas redes sociais.

Em tempos de autoverdade, viés de confirmação, além de outras coisas pra fazer, não vou me alongar em uma análise brilhante, até porque outros já fizeram. Vou fazer o que um aluno limitado, porém interessado, deve fazer quando não está entendendo: perguntar!

Portanto, nesse pequeno texto, homenageando a postura filosófica do questionamento, motivado por um MEC cheio de filósofos, não vamos analisar, nem opinar. Vamos listar as primeiras perguntas que nos vieram à mente, durante 1 minuto após a leitura de tal assertiva do Ministro. Com isso, deixamos aos leitores, e leitoras, o convite para mais uma postura filosófica: a reflexão racional.

Perguntas

• A quem se destina a universidade?
  • A Universidade deve ser reservada para quem ela se destina?
  • A universidade deve ser reservada para alguém?
  • O que é elite intelectual?
  • Como se forma a elite intelectual?
  • Como se torna membro da elite intelectual?
  • O que é elite econômica?
  • Como se forma uma elite econômica?
  • Como se torna membro da elite econômica?
  • As elites econômicas e intelectual não são as mesmas porque a elite econômica não teria os pré-requisitos para ser elite intelectual e a elite intelectual não teria os pré-requisitos para ser elite econômica? Dito de outra maneira: a elite econômica seria burra e a elite intelectual pobre?
  • Se a universidade deve ser reservada à elite intelectual, quem ingressar na universidade já deve ser membro dessa elite?
  • Se para estar na universidade, que não é pra todos, deve ser elite intelectual, como se tornar elite intelectual sem frequentar a universidade?
  • Se, sendo elite intelectual, se tornar elite econômica devido aos conhecimentos especializados que adquiriu e construiu na universidade, deve então deixar a universidade?
  • Olavo de Carvalho é elite intelectual?
  • Olavo de Carvalho frequentou a Universidade?
  • Olavo de Carvalho trabalha em alguma Universidade?

Que perguntas vieram à sua cabeça, após ler a frase del Ministro?

Sobre Rafael Pereira 15 artigos
Doutor em Educação na UFPR. Mestre em Métodos e Avaliação (UFSC). Pedagogo (Unicamp). Editor da seção "Opinião" do Tribuna Universitária. Editor da Enunciado Publicações e autor do blogue Lendo o Mundo.