Coronavírus: É falso o conteúdo da imagem viralizada sobre a economia da China ter sido favorecida com a pandemia

Agência aos fatos: Imagem distorce dados econômicos para sugerir que China se beneficiou do novo coronavírus

A imagem destacada tem sido veiculada nas redes sociais brasileiras, em especial por aplicativos de mensagem instantânea. Ela é falsa! Foi a conclusão da agência de checagem Aos Fatos.

O card sugere que a China teria se beneficiado da epidemia de Coronavírus com um desempenho da sua bolsa de valores em relação às bolsas de outros países. Na verdade, os principais índices chineses indicam que suas bolsas tem sofrido com a pandemia

Diferentemente do que sugere a peça de desinformação, as bolsas de valores do país têm sofrido com a pandemia: dois de seus índices mais importantes – o CSI 300, que reúne as maiores empresas das bolsas de Xangai e Shenzhen, e o Xangai composto – caíram 8% e 0,94% desde o começo do ano.

Ana Rita Cunha, Agência aos Fatos

Segundo a checagem, o coronavírus teve forte impacto negativo na economia chinesa. Dados indicam que houve queda da produção industrial, vendas no varejo, produção de energia para indústria e investimento de ativo fixos. Os percentuais de queda variam de 8% a 24,5%.

Tem sido recorrente o uso de imagens e vídeos viralizados nas redes sociais, em especial o Whatsapp, para sugerir narrativas sobre diversos aspectos que envolvem o coronavírus. Por isso, é importante procurar fontes seguras de informações e checar várias vezes antes de divulgar.

Atualmente existem na internet várias agências de fact-checking que podem ajudar nessa verificação. Disseminar notícias falsas pode gerar consequências desastrosas, não só durante a pandemia. Em qualquer época, a informação objetiva e factual deve ser buscada.

A matéria completa, de autoria de Ana Rita Cunha, com os dados exatos e a demonstração de outros pontos críticos de falseamento e enganação, pode ser acessada clicando aqui.

Nota do editor: O título da notícia foi alterado. O original “É falsa a imagem viralizada sobre a economia da china…” foi modificado para “É falso o conteúdo da imagem…”

Seja o primeiro a comentar

Comente!