Documentário aborda 10 anos de cotas raciais em Universidade Federal

Imagem: Divulgação (Agecom/UFSC)

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, defendido em novembro de 2018, aborda as cotas raciais na Universidade após 10 anos de sua aprovação na instituição.

Estreou no último dia 10 de maio o documentário “Revolução Silenciosa: 10 anos de cotas raciais na UFSC” realizado em parceria com a TV UFSC, com direção e Edição de Lucas Krupacz, orientação de Gislene Silva, imagens de Jonatan dos Santos e Design Gráfico de Camila Santos.

O filme de pouco mais de 27 minutos, que é resultado do TCC em jornalismo pela UFSC, do acadêmico Lucas Krupacz, apresenta diversas vozes universitárias sobre temas relacionados às cotas raciais, além de dados sobre o perfil social da universidade, a presença dos negros no ensino superior e na UFSC.

Representantes institucionais, professores, pesquisadores e estudantes debatem a desigualdade racial brasileira, o racismo na universidade, a política de ações afirmativas, verificação de autodeclaração de pretos e pardos, além dos impactos dessa política e os desafios que dela advêm.

Os depoimentos são alinhavados por uma trilha sonora de alta qualidade, que compõe a obra potencializando sua força. Apresentadas a partir de quatro categorias, as histórias ressaltam mais do que o aspecto informativo e descritivo de cada uma e da sua soma.

Fica ressaltado também, principalmente, o aspecto pedagógico do documentário, de modo que é impossível ficar imune às reflexões apresentadas sobre o racismo no mundo, no Brasil e na universidade e sobre o papel da política para sua manutenção e para sua superação.

Prêmios

• Primeiro lugar, na categoria “Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão” para a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM – etapa regional), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.
  • Selecionado para exibição no Assimetria, o Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de maio, no Centro Integrado de Cultura.

Assista o documentário REVOLUÇÃO SILENCIOSA | 10 anos de cotas raciais na UFSC.

Com informações da Agecom/UFSC