Documentário “Memórias e afetos da ditadura na UFBA” será lançado em junho no ICI/UFBA

Divulgação

Será lançado no dia 08 de junho, às 09 horas, no Cine-Debate sobre ditadura na UFBA (Café Arquivístico), no Instituto de Ciência da Informação, o documentário “Memórias e afetos da ditadura na UFBA”.

Dirigido pelo mestrando em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) Leo Coutinho, o filme busca refletir sobre o período da ditadura militar (1964-1985) dentro da UFBA, bem como apontar os resquícios desse período na sociedade e instituições brasileiras.

Após a exibição, ocorrerá um debate sobre essa temática com Paulo Miguez (Vice-reitor), Ivana Lins (Docente ICI/UFBA), Leo Coutinho (Diretor) e Bruna Jacob (DCE/UFBA), sob mediação do Diretório Acadêmico do curso de Arquivologia.

O quê: Lançamento do documentário “Memórias e afetos da ditadura na UFBA” mais debate pós-exibição
Quando: 08 de junho (sábado) às 09 horas
Onde: Sala 1 do Instituto de Ciência da Informação (Campus Universitário do Canela – Rua Basílio da Gama, s/n)

Detalhes do filme:

Título: Memórias e afetos da ditadura na UFBA
Direção: Leo Coutinho
Gênero: Documentário
Duração: 81 min
Ano: 2019
País: Brasil

Sinopse

Dirigido por Leo Coutinho, “Memórias e afetos da ditadura na UFBA” busca – a partir de depoimentos de 15 ex-estudantes e professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – compreender como o período da ditadura militar (1964-1985) fez mal à sociedade e as instituições brasileiras, em especial à UFBA. Esse documentário tem o objetivo não apenas de rememorar o passado, mas, sobretudo, de ser um chamado à reflexão para entendermos criticamente como esse período está presente na atualidade.