Histórias em quadrinhos do Brasil para o mundo

Gustavo Rosa/Secretaria da Cultura/Governo Federal

Biblioteca Nacional vai garantir a tradução para nove países, de 18 títulos nacionais de quadrinhos

A Fundação Biblioteca Nacional, por meio de edital que oferece apoio às editoras estrangeiras, vai financiar projetos que objetivem traduzir, publicar e distribuir, no exterior, obras de autores brasileiros de histórias em quadrinhos.

Segundo informações da Secretaria Especial da Cultura, órgão que substituiu o Ministério da Cultura no governo federal, 14 editoras de nove países já foram contempladas por edital que destina recursos ao programa de tradução da Biblioteca Nacional. Alemanha, Argentina, Áustria, Colômbia, Espanha, Itália, França, Polônia, Portugal, são os destinos dos livros de 21 autores brasileiros.

O cenário nacional de quadrinhos vem se profissionalizando e se desenvolvendo nos últimos 20 anos, contando com uma vasta, diversificada e organizada produção, conforme afirma Pedro Brant, jornalista e pesquisador de HQs

Fonte: Secretaria Especial da Cultura/Governo Federal

Um calendário específico de eventos e premiações conta com eventos em São Paulo – AnimeFriends e Comic Com, na capital – Minas Gerais – Festival Internacional de Quadrinhos, em Belo Horizonte – Ceará – Sana, em Fortaleza – e Paraná – Bienal de Quadrinhos de Curitiba.

Considerado o “Oscar” dos quadrinhos, o Troféu HQ Mix foi criado em 1989 por João Gualberto Costa e José Alberto Lovetro, da Associação dos Cartunistas do Brasil e vem se consolidando ano após ano como o evento mais tradicional desse cenário.

Fonte: Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania

Seja o primeiro a comentar

Comente!