Jornal promoverá debates sobre temas estratégicos para a Educação no Brasil contemporâneo

A Coluna Crítica Educacional do Tribuna Universitária promoverá debates sobre temas estratégicos para a educação brasileira contemporânea. Os debates, que ocorrerão ao vivo no canal do facebook do jornal, serão mensais e tem como objetivo promover reflexões estratégicas a partir da conjuntura educacional.

O editor do jornal, Rafael Pereira, explicou que a motivação para esses debates ao vivo foi a experiência em curso, bem sucedida, da coluna Universidade e Realidade, que vem debatendo as condições da universidade brasileira frente à pandemia e ao contexto pós-isolamento social a antes da vacina contra a COVID-19

“Nossa expectativa é diferente do debate realizado sobre estes temas em outros ambientes, como sindicatos, movimentos, partidos e a própria instituição universitária. Não buscamos necessariamente respostas e encaminhamentos. Buscamos levantar questões, contribuindo para que o debate acadêmico se torne mais acessível ao público”

A primeira live ocorrerá dia 10 de agosto com o tema “Os projetos educacionais em disputa no Brasil contemporâneo”. A educação tem sido um dos temas mais recorrentes na conjuntura, bastando observar a rotatividade de dirigentes no Ministério da Educação, além das muitas controvérsias envolvendo a pasta e programas.

Não só a administração da educação federal tem sido pautada com regularidade na imprensa, mas também temas muito polêmicos, o que leva alguns analistas a indicar haver em curso no país uma guerra cultural em que uma das principais trincheiras é a educação.

“Acreditamos ser importante destacar na imprensa o debate que já ocorre na universidade e buscar sistematizar os projetos educacionais que orientam as diversas ações no parlamento, nas redes sociais e também na justiça” Destacou Rafael Pereira.

Confira informações sobre os convidados e em seguida o card de divulgação para redes sociais.

Catarina de Almeida Santos

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás, Doutora em Educação pela USP e Pós-doutoranda na Unicamp. É professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), Coordenadora do Comitê-DF da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) e Membro do Comitê Diretivo da CNDE. É vice-Coordenadora da Pesquisa Políticas de Expansão da Educação a Distância (EaD) no Brasil: Regulação, Qualidade e Inovação em Questão, financiada pelo CNPq e coordenadora da mesma pesquisa na Universidade de Brasília.

Rodrigo Pereira

Graduado em Ciências Sociais pela Fundação Santo André (SP), cursa Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. É Doutor e Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto I na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GEPPOLE/PPGE/UFBA). Foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e no Senado Federal acompanhando a Comissão de Educação das instituições. Foi membro da Comissão Especial de Avaliação (CEA) que formulou as bases para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

Walisson Maurício de Pinho Araújo

Pedagogo pela Universidade de Brasília e pós-graduação em Políticas Públicas de Educação pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP/MPOG. É especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Atuou como coordenador geral, assessor, e secretário substituto no Ministério da Educação entre 2005 e 2011. Foi Assessor Especial do Ministro de Estado da Educação, nas gestões Renato Janine Ribeiro e Aloízio Mercadante. Foi membro e Secretário Executivo do Fórum Nacional de Educação (FNE) entre os anos de 2015 e 201. É Técnico concursado de nível superior do Ministério da Educação. Atua na Câmara de Deputados atuando como Assessor Parlamentar.

Serviço

O que: Live “Projetos de educação em disputa no Brasil Contemporâneo”

Quando: 10 de agosto 2020

Onde: página do Tribuna Universitária no Facebook

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