Por Vanessa Bencz, para o Tribuna Universitária

Secretário de Modalidades Especiais
De todos os profissionais que começam 2019 liderando secretarias do Ministério da Educação (MEC) do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Bernardo Goytacazes de Araújo é o mais jovem convocado – tem 35 anos – e é um dos únicos que já tem experiência como gestor público. Já foi chefe de gabinete na prefeitura de Três Rios (RJ), secretário municipal de governo e planejamento, secretário de integração e comunicação, além de secretário municipal de Ordem Pública e Política de Combate às Drogas.
Bernardo foi o nome convocado pelo ministro Ricardo Vélez Rodríguez para assumir a Secretaria de Modalidades Especiais da Educação. Ex-aluno de Vélez Rodríguez, ele é graduado e pós-graduado em filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sua área de atuação é o ensino de filosofia e de sociologia, dando ênfase nas estruturas sociais, e na formação do pensamento político, econômico e cultural do Brasil e Ibero Americano.
Há dois anos, Bernardo candidatou-se a vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), mas a quantidade de votos não foi o suficiente para levá-lo à câmara. Tornou-se suplente.
Mídia
“Somos o MEC, a serviço do Brasil, da educação e das reais demandas da população brasileira, com todas as suas tradições culturais”, contou Bernardo no seu perfil pessoal de uma rede social. “Estamos trabalhando muito, e com grande detalhamento, para produzir um panorama geral da educação no Brasil. A gestão dos processos educacionais, em suas diversas facetas e modalidades, nos seus diferentes períodos, e com uma imensa atenção a educação especial, estão sendo nosso foco. Uma nova forma de pensar políticas públicas em educação, com foco na aprendizagem, na cidadania, na equidade e no respeito”, escreveu.
Trajetória acadêmica
É pós-graduado em Filosofia Moderna e Contemporânea, com ênfase em ética e política, e MBA em gerenciamento de projeto pela Universidade Gama Filho. Foi professor universitário e da educação básica, atuando tanto em escolas públicas quanto particulares. Existem diversos artigos publicados em revistas e anais de congressos assinados por Bernardo. Ele também é membro do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos da UFJF.
Essa matéria faz parte da reportagem de estréia do portal Tribuna Universitária sobre os novos dirigentes do Ministério da Educação sob o governo de Jair Messias Bolsonaro. Confira outras matérias sobre o assunto:
Comente!