Pão Integral Caseiro

Foto: Fernanda Ribeiro (pão saindo do forno, será que chegou à mesa?)

Por Fernanda Ribeiro

O desafio que o Tribuna Universitária fez aos seus leitores e leitoras continua. Recebemos várias receitas e vamos postar todas. A de hoje, ensina fazer um pão integral caseiro. O pão é um alimento básico e faz parte da história da humanidade, inclusive sendo usado como simbolo em diversas narrativas ao longo do tempo. Em tempos de quarentena e de busca por saúde, um pão integral cai bem à mesa de qualquer um, e uma!

Iangredientes

6 xícaras de farinha de trigo ( sendo 1 xícara para juntar ao fermento). Eu coloco 2 xícaras de farinha integral, mas se vc gosta bem fofinho, pode colocar 1)
3 ovos em temperatura ambiente
10g de fermento biológico seco
1 xícara de açúcar mascavo ou de côco ( opcional)
1 pitada boa de sal1/2 xícara de óleo de côco ou azeite ou óleo ( o que tiver ao seu alcance)
1 xícara de leite ( ou água)
1 xícara de água morna (para o fermento)Semente de girassol, linhaça, erva doce, gergelim – a sua escolha ou o que tiver ao seu alcance, ou nada de sementes, se não for possível.

Modo de Preparo

Misture em um pote 1 xícara de farinha com o fermento e 1 colherzinha de açúcar e 1 xícara de água morna, mexa bem. Ficará como um creme denso.

Tampe o pote e deixe descansar em  por uns trinta minutos. ( Pode guardar no forno desligado)

Em uma outra bacia coloque a farinha de trigo, o óleo de côco, os ovos, sendo que serão 2 ovos e 1 clara -( separe a terceira gema para passar por cima do pão), o leite, o açúcar, sal e mexa muito bem.

Depois junte a mistura com o fermento e adicione as sementes.

Sove bem a massa, coloque na forma e deixe crescer por mais 30 minutos.

Passe a gema e leve ao forno quente a 180 graus.