Qual idade certa para namorar?

Se tem uma coisa que muitas pessoas querem saber é com que idade se deve começar a namorar. Isso é completamente natural e não se tem nada que defina uma data ou um período correto para isso.

Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que seria um namoro, e a partir daí discorrermos sobre o que é fundamental para este ponto. Um namoro pode ser visto de muitas maneiras, e todas elas são válidas.

O mais importante é que as duas partes envolvidas entrem em um consenso, que vai garantir um relacionamento saudável para ambos. Caso contrário não estamos falando em um namoro.

Pode acontecer de um ser mais desenvolvido que o outro nesse ramo, e isso é natural, desde que os limites pessoais sejam respeitados e ultrapassados somente em comum acordo, sem que nenhuma ação seja forçada.

Tendo entendido tal ponto, vamos falar sobre pontos do namoro que são essenciais para que você saiba com que idade deve começar a se relacionar, e até a enfrentar os pais no tipo de escolha feita.

Existe idade para namorar?

Já adiantamos aqui e reforçamos: não. Não existe nada definido na biologia ou na psicologia que determine um período específico para o namoro, mas alguns pontos são importantes para essa decisão.

É indicado que exista um amadurecimento psicológico, que não tem uma idade certa, mas que faz a diferença no sentido de saber o que é um namoro e como ele pode se desenvolver.

Além disso, é importante esse amadurecimento pois ele vai ser determinante para que você possa conduzir a relação da melhor maneira, respeitando o espaço do outro e o seu próprio espaço.

Como convencer os pais

Essa costuma ser a parte mais difícil para quem quer começar a namorar. Normalmente alguns pais são muito protetores, e querem adiar o máximo possível o início de um namoro.

Porém, algumas coisas são inevitáveis, e você precisa estar pronto para tomar essa iniciativa e contar sobre o namoro.

Algumas pessoas romantizam muito o namoro escondido, o que não é indicado, já que quando descoberto geralmente gera um tipo de desconforto muito grande por parte dos pais e dos filhos.

O ideal é contar desde o começo, para que todos possam conversar sobre e dar todo o suporte para que o namoro aconteça naturalmente. Você precisa passar confiança e mostrar maturidade, e uma conversa franca sobre o assunto é um bom sinal.

Dicas importantes

Além de sentar e conversar abertamente sobre o namoro, o ideal é que você possa também respeitar o pensamento de seus pais. Normalmente a primeira reação não costuma ser das melhores, mas com o tempo tudo vai se acertando.

Outra dica interessante é escolher namorar a partir de sua vontade, e não por pressão de outras pessoas. É comum que alguns jovens iniciem um namoro por pressão dos amigos, ou porque todos da idade já estão namorando.

Se lembre que todos possuem interesses diferentes e tempos diferentes também. Saiba respeitar o seu para aproveitar o melhor possível, seja qual for sua decisão.