Selo Gataria – um novo olhar para escolha dos livros

A Editora Gataria é um selo editorial da Editora Patuá, que tem como objetivo publicar outros gêneros literários – um novo olhar para escolha dos livros

Se quer ter o seu livro publicado, com este novo selo editorial tem mais escolhas do que nunca para atingir o seu objetivo. O caminho pode ser confuso para quem está iniciando no setor editorial. Esta matéria expõe o processo nos termos mais simples possíveis.

Pricila Gunutzmann, co-fundadora e uma das curadoras da Editora revelou-nos que quando era criança, sempre sonhou em ter uma livraria, trabalhar com livros e discos. Seu sócio (e marido), Eduardo Lacerda [editor da Patuá] sonhava em ser professor.

Espanto-me o quanto a vida acabou juntando uma professora, pesquisadora e psicóloga com um editor incrível e apaixonado pela literatura. Os novos selos nascem com o objetivo de unir nossos trabalhos, sem deixar de manter a própria individualidade no que tange a literatura.”

Como publicar seu livro

Existem três caminhos principais para ser publicado na Gataria:

  1. Prospectar editoras que lhe ofereça um contrato de edição de livros. É o que a maioria dos escritores imagina quando pensa em ser publicado. Geralmente, as editoras pagam ao autor pelos direitos de publicação da obra;
  2. Contratar uma editora para o ajudá-lo a publicar o seu livro. Há milhares de serviços editoriais por aí, alguns baratos e outros caros, onde cobram ao autor que o publiquem;
  3. Auto-publicar. É aqui que você atua como editor e contrata apenas serviços necessárias para publicar e vender a sua obra. Neste caso, poderá fazer quantas cópias e versões conseguir a seu ritmo. E disponibilizar vendas on-line através da Amazon e de outras grandes livrarias que distribui publicações independentes para todos os lugares do mundo.

As vantagens do Selo Gataria para os novos escritores 

O Selo Gataria propõe um novo modelo de negócios no setor editorial, que pensa nos novos escritores como parceiros. A co-participação é o eixo central — onde os autores só precisam vender 30 exemplares a preço de capa para conseguir viabilizar a sua publicação. 

Segundo os relatos da editora Priscila:

“Sabemos que esse é um número possível e temos observado que, mesmo durante a pandemia os criadores têm conseguido realizar a venda.”

Como publicar com a Editora Gataria

  1. Enviar documento da edição do livro revisado;
  2. O autor deverá realizar um evento de lançamento com entrada gratuita. Na cidade de São Paulo/SP a Editora Gataria disponibiliza sua própria livraria para o evento; em outras cidades é de responsabilidade do escritor produzir, participar e prestar contas do evento;
  3. Deverá trabalhar na divulgação do lançamento e do livro, incluindo criação de páginas, publicações e links para venda online;
  4. Realizar a prestação de contas das vendas de lançamento até 3 dias úteis após o evento — caso o autor não tenha vendido as 30 (trinta) edições, este terá 30 (trinta) dias de prazo para liquidar esses primeiros exemplares. Os livros vendidos em campanhas de pré-lançamento serão considerados no número total;

Publicar teses, dissertações e pesquisas

Você quer publicar sua tese, dissertação ou pesquisas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado? Então precisa saber que, além deste selo, a Editora conta com selo Amavisse, cujo objetivo é justamente esse. 

Um conselho científico é o responsável pelos pareceres das obras recebidas, auxiliando na proposta política da editora e na manutenção da qualidade dos livros publicados –– formado apenas por mulheres e doutoras que se dedicam a vida acadêmica, pesquisas e artes, são elas Ana Maria Haddad Baptista, Cecília Pescatore, Érica Peçanha, Geruza Zelnys de Almeida, Lilian Amadei Sais, Marina Silva Ruivo, Paula Autran, Solange Aparecida Emílio, Sônia Regina Albano de Lima e Pricila Gunutzmann. 

Estas mulheres incríveis vem auxiliando na escolha das obras que serão publicadas. Em breve teremos algumas publicações que já estão sendo trabalhadas neste período. O catálogo ficará no site da editora patuá, na categoria Amavisse de livros acadêmicos.

Nessa modalidade, mantêm-se a proposta de publicar homens e mulheres, no modelo deco-participação (de 30 a 40 exemplares vendidos a preço de capa –— varia de acordo com o projeto).

Envie seu livro!

O envio de originais deve ser realizado para o e-mail editoragataria(arroba)gmail.com, acompanhado de pequena biografia e dados de contato; e editoraamavisse(arroba)gmail.com para quem quiser enviar sua tese ou dissertação

Veja os últimos lançamentos no site da Editora Gataria aqui.

Sobre Juliana Polippo 6 artigos
Brasileira, graduada em 'Produção Multimídia' pela Universidade Santa Cecília em Santos/SP, com especialização em 'Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico' pela Universidade Estadual de Londrina. É pesquisadora do programa de mestrado em 'Multimédia' da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.  

Seja o primeiro a comentar

Comente!