Trabalho Digital em Debate

coluna ana

DigiLabour Conversations Ciclo de Videoconferências sobre Trabalho Digital [1]

Nos dias 15 e 16 de abril, a comunidade academica, pesquisadores e interessados no Trabalho Digital, estariamos em Porto Alegre, na UNISINOS, no I Simpósio Brasileiro de Trabalho Digital organizado pelo DigiLabour [2]. Eu já tinha trabalho aceito, passagem comprada e até portaria de afastamento publicada, no que seria, meu primeiro contato com a área que estou me dedicando a estudar no Doutorado: o mundo do trabalho na era da informação (título da nossa coluna). Mas, como tudo no mundo, em função do #Covid19, o simpósio foi suspenso, sem data ainda para sua realização, que se espera para o segundo semestre de 2020.

Entretanto, o DigiLabour, para nossa felicidade, estará promovendo um ciclo de videoconferências sobre trabalho digital aproveitando alguns dos palestrantes que já estavam confirmados para o Simpósio e convidando outros nomes. Assim, criaram o DigiLabour Conversations, como uma iniciativa do DigiLabour e  do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNISINOS.

As conversas vão ser realizadas sempre às segundas-feiras – vejam as datas abaixo e se agende. Serão gratuitas e abertas ao público. ATENÇÃO – veja o horário de cada conversa, pois em função dos fusos horários do país de cada palestrante, há alteração nos horários, e terá a duração de 1 hora, com 30 min para apresentação do convidado ou da convidada e 30 min para debate.

O link vai ser divulgado a cada dia de uma palestra por vez, sempre no site https://digilabour.com.br/ e na newsletter. Entre nesse link minutos antes do início da conversa para acessar a pagina da conversa.

A seguir os nomes que já estão confirmados e os respectivos títulos de suas apresentações!

13 de abril – 18h (horário de Brasília)
Mary Gray (Microsoft Research/Pesquisador da Microsoft)
Ghost Work: Lessons for Weathering a Pandemic (Trabalho Fantasma: Lições para enfrentar uma pandemia)  Link: https://youtu.be/HlTEb8fNi-Q

20 de abril – 19h (horário de Brasília)
Wendy Liu (Abolish Silicon Valley)
Silicon Valley’s Ideological Bubble (Bolha Ideológica do Vale do Silício)

27 de abril – 17h (horário de Brasília)
Mark Graham (University of Oxford)
The Fairwork Foundation: Strategies for improving platform work (A Fundação Fairwork: Estratégias para melhorar o trabalho plataforma)

04 de maio – 20h (horário de Brasília)
Cheryll Soriano (De La Salle University, Philippines)
Digital Labor Imaginaries in the Global South (Trabalhos Digitais Imaginários no Sul Global)

11 de maio – 18h (horário de Brasília)
James Steinhoff (University of Washington)
Autonomy or Automation? Digital Labour in the Machine Learning Industry (Autonomia ou automação? Trabalho digital na indústria de aprendizado de máquina)

Te encontro na sala remota nas próximas segundas-feiras!

[1] Fonte: https://digilabour.com.br/2020/04/05/digilabour-conversations/

[2] DigiLabour é uma newsletter sobre mundo do trabalho e tecnologia produzida por Rafael Grohmann, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Fonte: https://digilabour.com.br/quemsomos/

Sobre Ana Maria Ribeiro 6 artigos
Ana Maria Ribeiro é Técnica-Administrativa na UFRJ, mestre em Ciência da Informação pela UnB e Doutoranda em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Colunista do Tribuna Universitária, vai trazer reflexões sobre o Mundo do Trabalho na era da informação, pautadas não só por uma formação acadêmica sólida e de alto nível, mas também fundada em grande experiência na gestão e na política.

Seja o primeiro a comentar

Comente!