UFPA: Incubadora de Cooperativas Populares comemora 20 anos

ITCPES/UFPA (Divulgação)

Por Adams Mercês | UFPA

De 2 a 4 de fevereiro, será realizado o Seminário 20 Anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCPES). O evento tem o objetivo de apresentar experiências, estudos e pesquisas realizados ao longo das duas décadas de existência do projeto de extensão, que é vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA). O seminário é aberto ao público, com inscrições gratuitas pelo site, até o dia 2 de fevereiro.

Ao longo desses 20 anos, a incubadora tem atuado em articulação com o movimento social da economia solidária e da agricultura familiar, dos catadores de resíduos sólidos e com outros segmentos sociais, gestores públicos e organizações da sociedade civil, com assessoria na área de gestão econômica, orientações administrativas e financeiras,  apoio na organização social e cultura cooperativista, apoio jurídico e contábil, e assistência técnica sobre produção orgânica e agroecológica, entre outras demandas técnico-científicas necessárias para o desenvolvimento dos processos de incubação dos empreendimentos solidários. 

“As incubadoras universitárias de empreendimentos econômicos solidários atuam no estímulo e organização de experiências associativistas,  cooperativistas e grupos solidários, no ambiente urbano e rural. A organização do trabalho coletivo em áreas como reciclagem de resíduos sólidos, cooperativas agrárias, confecção de roupas, cooperativas de produtos orgânicos, artesanato, fornecimento de alimentos para alimentação escolar assume importância de desenvolvimento local no âmbito da geração de trabalho e renda e no fortalecimento das unidades produtivas familiares. A médio e a longo prazo, os processos de capacitação/treinamento, o acesso à tecnologia social produzida pelas universidades e a interação com nossos docentes, discentes e técnicos que atuam diretamente com essas experiências proporcionam a aproximação com realidades regionais e microrregionais  diversas e consolidam o compromisso social das Universidades Públicas”

Professor Armando Lírio, coordenador da ITCPES.

Seminário de 20 anos

Nos três dias do evento, haverá a realização de mesas-redondas com a participação de professores e especialistas da UFPA e de diversas instituições, como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) etc.

Entre as temáticas que serão abordadas nas mesas-redondas, estão: “A experiência e a importância das incubadoras universitárias de empreendimentos econômicos solidários”; “Projetos e experiências multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão do PITCPES na UFPA”; “O movimento social da economia solidária no Pará e a incubação de EES”; entre outros. Além disso, haverá a realização de dois Grupos de Trabalho no dia 3 de fevereiro, com os temas “Incubação de EES e economia solidária, agricultura familiar e mercado institucional” e “Políticas Públicas de resíduos sólidos e inclusão socioprodutiva de catadores”.

“Entre os objetivos do seminário, estão os de destacar a contribuição na formação de quadros técnicos de nível superior que hoje atuam em instituições do Pará e de outras regiões, trazer os representantes dos empreendimentos econômicos solidários para relatar como foi realizada a troca de saberes entre a instituição universitária e suas organizações sociais e conhecer qual a nossa contribuição e como interagimos em um sistema de cooperação e construção social, com vista a impactos de melhorias concretas na realidade social, econômica e ambiental das comunidades urbanas e do campo”, pontua o professor Armando Lírio.

Ao final do evento, será realizada a conferência que abordará a contribuição da economia solidária para a construção de estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade, com o professor doutor Roberto Marinho Alves da Silva, da UFRN. Vale destacar que a programação do seminário será virtual, transmitida pelo site e pelo canal na Plataforma YouTube. Para garantir os certificados de participação, os interessados devem realizar inscrição gratuitamente, até o dia 2 de fevereiro, no site do evento.

Sobre a Incubadora

Em 2000, o Projeto ITCPES foi criado nos Departamentos de Economia (Decon), Fundamento do Serviço Social (DFSS), Contabilidade (Decont) e Administração (DEAD) do Centro Socioeconômico (CSE), hoje ICSA. Em 3 de julho de 2003, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA aprovou a institucionalização do Projeto de extensão ITCPES, por meio da Resolução nº 3070/2003. Hoje, a ITCPES funciona na Faculdade de Economia (Facecon).

Nesses 20 anos de existência, a incubadora tem atuado com a extensão e pesquisa aplicada na formação continuada de trabalhadores da agricultura familiar, de catadores de resíduos sólidos, de grupos de mulheres, de alfabetização e escolarização de assentados da reforma agrária na região da Transamazônica; assessoria a organizações quilombolas; apoio à criação e consolidação de novas incubadoras universitárias de empreendimentos econômicos solidários em outras Instituições de Ensino Superior do Pará e da Região Norte; articulação com instituições de ensino e pesquisa por meio da Rede Unitrabalho, além de outras experiências de cooperação nacional e internacional. O projeto, em conjunto com gestões municipais, também tem trabalhado para a difusão da Economia Solidária e do Cooperativismo e para as orientações técnicas de empreendimentos econômicos solidários.

Serviço:

Seminário 20 Anos da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCPES)

Data: de 2 a 4 de fevereiro

Horário da abertura: 8h30

Inscrições: gratuitas, pelo site do evento.

As transmissões serão realizadas pelo site e pelo canal na Plataforma YouTube.

Nota do Editor: Matéria originalmente publicada no site da UFPA

Seja o primeiro a comentar

Comente!