UFT: Pesquisador publica estudo sobre coinfecção entre Sars-CoV-2 e Dengue

Por Daniel dos Santos | UFT

O professor José Bruno Nunes Ferreira Silva, do colegiado de Medicina, em colaboração com pesquisadores dos estados do Ceará, Paraíba, São Paulo e do National Institute of Health/USA publicaram um relato de caso demonstrando coinfecção Sars-CoV-2 e Dengue no Brasil, atual epicentro de casos de Covid-19 na América do Sul. Acesse o artigo aqui.

Considerando a segunda onda que o Brasil está enfrentando, o manuscrito “Sars-CoV-2 co-infection with dengue virus in Brazil: a potential case of viral transmission by a health care provider to household members”, publicado na revista Travel Medicine and Infectious Disease, é um alerta de que as coinfecções de arbovírus e Sars-CoV-2 podem acontecer em regiões tropicais e sobrecarregar os serviços de saúde.

Os autores propõem uma estratégia laboratorial para a identificação de ambas as doenças, e destacam que as interações genéticas entre esses dois vírus poderiam potencialmente resultar nas alterações no genoma do Sars-CoV-2.

Esses dados são essenciais para novas linhas de pesquisa que investiguem potenciais impactos de coinfecções com o vírus causador da Covid-19, seja na virulência do vírus e/ou na resposta imunológica de hospedeiros co-infectados.

Com informações: pesquisador José Bruno Nunes Ferreira Silva

Nota do editor: Matéria originalmente publicada no site da UFT