Vida de calouro #1 – Passei na universidade e agora?

Resultado do Vestibular UnB - 2º/2017 | Secom / UnB

Todo mundo tem uma abordagem diferente para se preparar para a vida na faculdade. Algumas pessoas se divertem fazendo novos amigos e aprendendo sobre os melhores professores para cursos obrigatórios. No entanto, mesmo se você for uma pessoa sociável e um estudante de honra, há momentos em que o ajuste para a vida longe de casa pode ser difícil.

Se você é um futuro calouro, ou está procurando dicas para ajudá-lo a superar suas primeiras semanas na escola, aqui estão 15 dicas que qualquer pessoa pode se beneficiar.

Acadêmico

1.Vá para a aula

Pode soar como um acéfalo, mas há muitos estudantes que tentam pular algumas aulas do auditório quando chegam à escola. Você não deveria, já que este é o momento ideal para conhecer novas pessoas, controlar o trabalho do curso universitário e se acostumar com sua agenda. Sem mencionar que você está pagando muito por essas classes, então não deixe que elas passem por você!

2. Fique à vontade com seus erros

Alguns dos maiores inovadores do mundo só encontraram sucesso por meio de um grande fracasso. Thomas Edison disse uma vez: “Eu não falhei 10.000 vezes – eu encontrei com êxito 10.000 maneiras que não funcionam.” Encontre esse forro prateado em seus estudos. Erros acontecem a todos, e eles só fazem você mais forte.

3. Organize os grupos de estudo

A menos que você esteja iniciando seu próprio negócio, estará trabalhando com outras pessoas assim que entrar no mundo profissional; portanto, acostume-se a trabalhar com um grupo. Você pode achar que a colaboração é a melhor maneira de aprender mais e ter sucesso na aula.

Seus colegas podem ajudá-lo a conseguir um trabalho duro durante um grupo de estudo.

4. Aprenda a estudar

Você pode ter feito alguns testes antes, mas a faculdade nem sempre é a mesma. Aprenda os melhores hábitos de estudo antes do tempo. Não basta abrir um livro e destacar as coisas importantes. Pense criticamente sobre o conteúdo, coloque as informações com suas próprias palavras e desenvolva um entendimento verdadeiro do material.

5. Lembre-se, existem recursos

Praticamente todas as faculdades têm recursos acadêmicos que podem ajudá-lo com tudo, desde organizar um cronograma de estudo até receber aulas fora da sala de aula. Se você se sentir sobrecarregado, não tenha medo de pedir ajuda.

Saudade

6. Configurar reuniões semanais do Skype

Às vezes, os recursos no campus não correspondem ao suporte que você tinha em casa e tudo bem. Se você sabe que vai sentir falta dos seus amigos e familiares, configure um horário regular para o Skype semanalmente. Isso lhe dará algo para esperar e garantirá que seus horários sejam compatíveis com os check-ins regulares.

7. Envolva-se em clubes

Pode não haver substituto para seus amigos em casa, mas fazer novos amigos e ter novos hobbies pode ser uma ótima maneira de tirar sua mente desses sentimentos de saudades de casa e facilitar sua nova experiência universitária. Encontre um clube que lhe interesse e mergulhe.

8. Chegar a centros universitários

E quando você estiver realmente se sentindo para baixo, não subestime o poder de algumas outras redes de suporte no campus. Os assistentes de residente são treinados para ajudar os alunos que sentem saudades e os direcionam para outros recursos do campus, incluindo conselheiros.

SAO PAULO, SP, BRASIL, 18-02-2013, 15h00: Calouro da Faculdade de Matematica da USP recebe trote durante dia de matricula. (Foto: Ze Carlos Barretta/Folhapress FOTO)

Social

9. Conheça o seu companheiro de quarto

Para algumas pessoas, seu colega de faculdade torna-se seu melhor amigo na escola, por isso não desperdice a oportunidade. É provável que você conheça a pessoa com quem você compartilha um quarto em um nível profundo, quer você goste ou não, então faça o melhor possível com uma atitude amigável.

10. Coloque-se lá fora

Não importa se você está pensando em ingressar na vida grega, em uma equipe interna ou simplesmente conversando com novas pessoas no refeitório, lembre-se de que é melhor dar uma chance do que pensar constantemente no que poderia ter sido. Você foi para a faculdade para aproveitar as oportunidades na área profissional, mas é hora de aprender a aproveitar as oportunidades socialmente também.

Socializar na faculdade começa por se colocar lá fora e ser sua própria pessoa.

11. Seja sua própria pessoa

E uma das melhores maneiras de ter sucesso socialmente é ser sua própria pessoa. Sua personalidade é forjada na faculdade pelas escolhas que você faz, então pense cuidadosamente sobre suas decisões e como elas moldarão você durante esses anos importantes.

Geral

Existem algumas dicas gerais de vida que você deve desenvolver na faculdade quando entrar no mundo dos adultos.

12. Siga um orçamento

Para alguns, a faculdade é a primeira vez que você pode gastar dinheiro sem algum tipo de supervisão. Não deixe que isso fique fora de mão, especialmente se você tiver cordas apertadas na bolsa. Crie um orçamento ou crie uma planilha em um computador que rastreie seus hábitos de consumo.

13. Defina alguns novos objetivos

O início do primeiro ano é como o dia de Ano Novo. É hora de fazer resoluções e cumpri-las. Se você quer ir ao ginásio ou aprender um idioma, anote quais são seus objetivos e comece a trabalhar para eles.

14. Aprenda fora da aula

Se você for realmente apaixonado por progredir, precisará trabalhar fora da sala de aula. Cultive um relacionamento com um professor bem-sucedido, procure organizações do campus que atendam às suas metas e estudem o setor que você deseja inserir no seu tempo livre.

15. Planeje suas viagens agora

Finalmente, uma das melhores coisas que você pode fazer na faculdade é planejar quando você quer deixar o campus antes do tempo. Desde o Dia de Ação de Graças até as férias de primavera, a passagem aérea é mais barata se você planeja antecipadamente. Além disso, se você quiser fazer uma grande viagem com seus amigos, precisará de alguns meses para reunir todos e resolver os detalhes.

Seja o primeiro a comentar

Comente!