Vôlei de base tem final de semana agitado pelas disputas da Liga Metropolitana em Florianópolis

Lance de partida entre IFSC e ADIEE no infantil masculino

O final de semana de 24 e 25 de agosto foi agitado para o vôlei de Florianópolis. No sábado 24, ocorreu no ginásio da Escola Jovem Sul da Ilha a etapa do campeonato feminino infanto-juvenil (nascidas a partir de 2001) da liga metropolitana de voleibol, que reuniu 90 atletas de 6 equipes. No domingo, dia 25, foi a vez dos meninos nascidos em 2003 ou depois, que disputaram a segunda etapa classificatória do campeonato metropolitano de vôlei da categoria infantil masculino. 60 atletas de quatro equipes se enfrentaram pelas vagas na final.

Com quatro anos de existência, a Liga Metropolitana de Vôlei iniciou suas atividades com 4 equipes e hoje conta com 6, entre escolas e fundações. O treinador da Equipe de Palhoça Willian Zanata, articulador da liga, conversou o Portal Tribuna Universitária e informou que as responsabilidades na liga são divididas por etapa e sede, com torneios nas categorias mirim, infantil e infanto-juvenil, masculino e feminino. “O propósito é colocar o pessoal pra jogar”, afirmou o treinador.

Feminino Infanto-Juvenil

A EEM Vereador Oscar Manoel da Conceição – Escola Jovem Sul da Ilha, recebeu no sábado, 24 de agosto, a segunda etapa do campeonato metropolitano de voleibol infanto-juvenil feminino da liga metropolitana de voleibol de Florianópolis. IFSC, Palhoça, Herondina, ADIEE, Harpia e EBIAS, competiram para somar pontos com a primeira etapa e disputar as três vagas nas finais série ouro da competição.

O sistema de disputa foi montado a partir de duas chaves de três times em que todos jogaram contra todos na sua chave. Ao final, três jogos de cruzamento definiram a classificação da etapa.

A chave A, terminou com o IFSC em primeiro lugar, Herondina em segundo e EBIAS em terceiro. Os jogos tiveram os seguintes resultados:

Herondina 2 x EBIAS 0. Parciais de 25-21 e 25-21
IFSC 2 x EBIAS 0. Parciais de 25-08 e 25-05
IFSC 2 x Herondina 0. Parciais de 25-16 e 25×21

A chave B, teve a equipe de Palhoça na primeira colocação, ADIEE na segunda e HARPIA na terceira. Os resultados dos jogos foram:

HARPIA 0 x 2 ADIEE. Parciais de 18-25 e 18-25
Palhoça 2 x 0 HARPIA. Parciais de 25-13 e 15-16
Palhoça 2 x 1 ADIEE. Parciais de 15-25, 25-21 e 16-14

Os cruzamentos ocorreram entre entre as equipes de igual posição em cada chave: primeiro com primeiro, segundo com segundo e terceiro com terceiro. No primeiro jogo, entre os terceiros colocados, disputou-se a 5ª colocação na classificação da etapa, no segundo jogo, entre os segundos colocados, estava em jogo a terceira posição e no ultimo jogo o título da etapa. Os resultados dos cruzamentos foram os seguintes:

EBIAS 0 x 2 HARPIA 2. Parciais de 12-25 e 13-25
Herondina 2 x 1 ADIEE. Parciais de 20-25, 25-19 e 15-13
IFSC 2 x 0 Palhoça. Parciais de 25-18 e 25-18.

Com esses resultados, a classificação da etapa terminou com IFSC em primeiro, somando mais 10 pontos na classificação geral, Palhoça em segundo, somando mais 8 pontos, Herondina em terceiro, acrescentando 6 pontos ao resultado da primeira etapa, ADIEE em quarto com mais 4 pontos, HARPIA em quinto e EBIAS em sexto, somando cada uma 2 e 1 ponto respectivamente às suas posições na classificação geral.

Confira como ficou a Classificação Geral do campeonato metropolitano de vôlei 2019 – categoria infanto-juvenil feminino

1 – Ifsc – 20 pts
2 – Palhoça – 16 pts
3 – Adiee – 10 pts
4 – Herondina – 10 pts (Critérios de desempate )
5 – Harpia – 4 pts
6 – Ebias

As finais ocorrerão em novembro com dois triangulares: Na série ouro, se enfrentam as equipes do IFSC, Palhoça e ADIEE. Na série prata, disputam entre sí, as equipes Herondina, Harpia e Ebias.

IFSC infanto-juvenil feminino (divulgação)
Palhoça infantil feminino (divulgação)
ADIEE feminino infanto (divulgação)
Herondina feminino infanto (Divulgação)
Harpia feminino infanto (divulgação)

Masculino Infantil

O torneio masculino infantil reuniu atletas da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (ADIEE), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Herondina e Palhoça, que disputaram jogos em sistema de pontos corridos, cujo resultado final somará pontos com a primeira etapa, classificando 3 equipes para as finais que está prevista para 15 de novembro no Instituto Estadual de Educação.

A primeira partida teve início às 9h00 no ginásio do IFSC, quando a ADIEE, atual campeã metropolitana de Voleibol na categoria infantil, venceu por 2 sets a 0 a equipe da casa, em parciais de 25-16 e 25-23. Em seguida, Herondina Volei venceu o DME Palhoça por 2 a 0, com parciais de 25-15 e 25-19. O terceiro jogo que fechou a manhã esportiva foi Palhoça contra IFSC. O time da casa levou a melhor e venceu por 2×0 com parciais de 25-16 e 27-25.

A partida mais disputada do dia abriu a tarde da competição com Herondina vencendo o anfitrião IFSC no tie-break, fechando o jogo em 2 sets a 1, com parciais de  25-23, 22-25 e 12-15, e embalando pra enfrentar a campeã ADIEE logo em seguida, num jogo que testou os corações dos atletas, treinadores e da torcida. O primeiro set terminou com uma vitória tranquila da ADIEE por 25-17, mas no segundo set faltou números no placar para expressar a disputa, que terminou com a vitória da ADIEE por 34 a 32, finalizando o jogo em 2 sets a 0. O último jogo do dia foi disputado entre Palhoça e ADIEE, que terminou com a vitória da ADIEE por 2 sets a 0 com parciais de 25-19 e 28-26.

Com esses resultados, a segunda etapa da liga metropolitana infantil 2019 terminou com a ADIEE invicta, em primeiro, somando mais 10 pontos na classificação geral e assumindo a liderança do torneio. Em segundo lugar, com duas vitórias e uma derrota, ficou o Herondina Volei, que somou mais 6 pontos na classificação geral. Em terceiro o IFSC, somou mais 6 pontos e em quarto, DME-Palhoça somou mais 4 pontos.

Após duas etapas a classificação geral do infantil masculino ficou da seguinte forma:

Equipe 1ª etapa 2ª etapa Totais classificação
ADIEE 8 10 18 1º [final]
IFSC 4 6 10 2º [final]
Herondina 2 8 10 3º [final]
Palhoça 6 4 10
ADCTerra Firme* 10

OBS1: Classificam 3 para triangular final
OBS2: critérios de desempate segundo regulamento
*Equipe se retirou da competição

ADIEE Infantil Masculino (Divulgação)
Herondina infantil masculino (Divulgação)
IFSC infantil maculino (Divulgação)

Próxima competição

A Liga continua suas atividades em 2019 com as finais da categoria infanto masculino, que ocorrerão no dia 01 de setembro em sistema de semi-finais e finais, quando serão conhecidos os campeões metropolitanos 2019 da categoria infanto-juvenil (até 18 anos).

A série ouro será disputada no ginásio do Instituto Federal de Santa Catarina, por IFSC e ADIEE na primeira semi-final e Herondina A e Palhoça na segunda semifinal. O Colégio Ebias Conexão, no norte de Florianópolis, recebe em seu ginásio os seguintes jogos (semi-finais) pela série prata do infanto masculino: EBIAS x Herondina B e Hapia x FUBE (São João Batista).

Seja o primeiro a comentar

Comente!